Biblioteconomia, Arquivologia e Ciência da Informação.

Biblioteconomia é a ciência que estuda os aspectos da representação, da sistematização, do uso e da disseminação da informação através de serviços e produtos informacionais. Trata sobre a análise, planejamento, implementação, organização e a administração da informação em bibliotecas, bancos de dados, centros de documentação, sistemas de informação e sites, entre outros.

O papel do profissional bibliotecário é de agente mediador entre a informação e quem a busca, de modo que o conhecimento chegue de forma rápida e satisfatória ao seu usuário.

A Biblioteconomia é uma das profissões mais antigas da humanidade. Estima-se que talvez tenha se iniciado nos primórdios com as práticas estabelecidas pelos monges copistas. A Biblioteconomia no Brasil como curso de graduação é considerada como uma das ciências da informação, pelo seu caráter interdisciplinar e pelo seu objeto de estudo.

As principais áreas de pesquisa em biblioteconomia são: representação temática, representação descritiva, linguagens documentárias, serviços de referência, marketing em unidades de informação, arquitetura de informação, usabilidade, catalogação, gestão de unidades de informação, infometria etc.

O QUE FAZ ESTE PROFISSIONAL?

O profissional de Biblioteconomia desenvolve atividades de organização, tratamento, análise e recuperação de informações em diversos níveis e suportes físicos, por meios manuais e automatizados, com vistas ao atendimento das necessidades informacionais de todos os segmentos da sociedade.

Para escolher o curso de Biblioteconomia é preciso gostar de ler e de livros, ser organizado e estar disposto a conhecer um pouco de diversas áreas. Um bibliotecário atua como educador social, pois trabalha com a cultura, descobrindo-a, preservando-a e disseminando-a, é claro.

Ficou interessado em saber o que rola por trás do curso de Biblioteconomia? Então, vem com a gente que explicamos tudo!

O que faz um bibliotecário?

O profissional formado em Biblioteconomia trabalha com a informação, tornando-a acessível aos usuários das instituições onde atua. Além disso, produz, coleta, seleciona informações e é responsável pela mediação, a busca, pelo uso e pela apropriação dessas informações.

O diferencial desse profissional é a sua capacidade de gerir recursos informacionais de tecnologia de ponta, gerindo também redes e sistemas informacionais de bibliotecas e centros de documentação, por exemplo. Ele ainda auxilia na recuperação de obras raras, desenvolvendo atividades e serviços para que isso aconteça, de forma que a informação chegue ao leitor.

Como é o curso de Biblioteconomia?

O aluno que optar pelo curso de Biblioteconomia tem que gostar muito de livros e de ler. A grade curricular abrange matérias como Literatura, História, Língua Portuguesa e Inglês, sendo estas as disciplinas básicas. Já entre as disciplinas mais específicas, podemos destacar: fundamentos em Biblioteconomia, ciência da informação, documentação, indexação, cultura e política, passando pelo Marketing, pela Economia e Contabilidade.

Com essa bagagem abrangente e sólida, o profissional formado em Biblioteconomia tem os conhecimentos necessários para desenvolver sistemas organizacionais de dados e seus acessos.

Há a obrigatoriedade de um estágio e, ao final do curso, da apresentação de um trabalho de conclusão. A duração média do curso é de quatro anos.

Caso haja a opção pela Licenciatura, o objetivo é de graduar profissionais formados em Biblioteconomia com conhecimentos pedagógicos, para serem professores de cursos técnicos. Aqui, as disciplinas estão voltadas à Pedagogia, à Educação, à organização e dinâmica escolar, Didática, metodologia de ensino em Biblioteconomia, acervos e coleções etc.

E o mercado de trabalho?
Devido à Lei 12.244/10, todas as instituições de ensino, públicas e privadas, contarão com bibliotecas e profissionais habilitados para administrá-las. Essa lei foi criada com a intenção de fortalecer e criar mais investimentos na educação do país.

O profissional formado em Biblioteconomia pode trabalhar nas diversas bibliotecas e acervos que vêm surgindo pelo país, dentro de instituições de ensino, principalmente de nível superior. Por essa e outras questões, o curso de Biblioteconomia está em alta.

O bibliotecário não é aquele que trabalha só organizando os livros, mas também fornece suportes eletrônicos, digitais e virtuais para a formação de sistemas de informação das instituições de ensino e pesquisas onde atua.

O formado em Biblioteconomia pode trabalhar em instituições privadas e públicas (mediante concurso público), na gestão de serviços de informação, indexação, consultoria, coordenação, normatização e ensino.

Você, um futuro bibliotecário, tem o papel de cuidar pelos registros educacionais e culturais do país!

Compartilhe com a gente a sua opção pela Biblioteconomia! Estamos ansiosos para saber a sua opinião sobre esse curso!

A carreira em Biblioteconomia

Imagine a situação: você precise encontrar um livro em uma grande sala com milhares de obras. Não há nenhum critério de organização e nada está catalogado. É uma missão quase impossível, certo?

Para que consigamos acessar uma informação específica no meio de tantas outras, é preciso um sistema eficiente de classificação e identificação destas informações.

O bibliotecário é o profissional responsável por gerir informações através de técnicas de organização, classificação e catalogação. Ele atua como um administrador de dados, processando e divulgando informações.

Descubra a faculdade certa pra você em 1 minuto!
Além de livros, o bibliotecário organiza revistas, jornais, documentos, fotos, imagens, vídeos e materiais digitais. Ele atua na conservação e preservação destes materiais para que resistam ao tempo e ao uso.

Atualmente é bastante comum este profissional se ocupar da criação e manutenção de arquivos digitais. É crescente a necessidade das empresas de manterem arquivos digitais de documentos antes apenas impressos. Esta ação tem o objetivo de preservar o documento original, liberar espaço físico ou disponibilizar estes documentos para um maior número de pessoas de forma mais rápida.

Também faz parte de seu trabalho orientar as pessoas na busca e seleção de informações.

Perfil do profissional formado em Biblioteconomia

O profissional que deseja seguir carreira em Biblioteconomia precisa gostar de organização.

Ser metódico é uma característica importante para o bibliotecário que, durante boa parte de seu dia, lida com normas e regras internacionais.

Outra característica desejável para este profissional é gostar de lidar com público. Isso o ajudará a identificar o perfil dos usuários de determinado centro de informação.

Mercado de trabalho para quem faz Biblioteconomia

O mercado de trabalho para bibliotecários não se restringe a bibliotecas. Como o objetivo principal deste profissional é gerenciar informações, ele encontra oportunidades de emprego em qualquer instituição que necessite catalogar documentos para acessá-los com rapidez.

O bibliotecário pode trabalhar em:

Acervos
Associações
Centros Culturais
Centros de Pesquisa
Editoras
Emissoras de Televisão e Rádio
Escolas
Escritórios de Advocacia
Museus
ONGs
Provedores de Internet
Aqueles que optam pela habilitação em licenciatura podem seguir a carreira acadêmica e ministrar aulas.

De acordo com a Lei Federal N. 12.244, até 2020 todas as instituições de ensino públicas e privadas do país devem ter uma biblioteca escolar.

Sobre o curso superior em Biblioteconomia

A graduação em Biblioteconomia é oferecida nas habilitações licenciatura e bacharelado, tem duração de quatro anos e é possível cursá-la nas modalidades presencial e a distância.

Durante a faculdade o aluno aprende sobre Logística de Documentação, Linguagens Documentárias, Recursos Informacionais, Cultura da Comunicação, Indexação, Representação Descritiva, entre outros.

Ao final da graduação o estudante deve elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Onde estudar Biblioteconomia

O curso de Biblioteconomia é mais facilmente encontrado em universidades públicas, como a Universidade de Brasília (UNB), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Universidade de São Paulo (USP).

Entre as instituições da rede privada, destacamos o Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA). Além de reconhecida e bem avaliada pelo MEC, a faculdade participa de programas como ProUni e FIES, além de oferecer vantagens como convênios, descontos, bolsas e financiamentos sem burocracia.

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *